Comemorando 23 anos

Comemorando 23 anos
Você faz parte desta história

20/05/2010

Combate a Exploração Sexual Infanto Juvenil

Seminário discute amanhã ações para coibir violência contra crianças e adolescentes

Dando continuidade à programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), promove um debate. Durante o "Seminário de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes", onde as entidades discutirão esse grave problema que atinge também Mossoró.

Além de parceiro na iniciativa, o Comdica será o responsável pela coordenação do evento. Segundo a presidenta do Conselho, Mirna Aparecida, o seminário faz parte das inúmeras atividades que vem sendo desenvolvidas pela entidade desde o início deste mês. O objetivo é ressaltar cada vez mais a importância de estar atento ao problema e conscientizar a sociedade sobre o poder da denúncia. Além disso, tentar criar estratégias para coibir esse crime.

Durante o evento, o tema será debatido através de palestras com especialistas no assunto. Uma das palestras será ministrada pela titular da Coordenadoria Nacional do Centro de Combate à Violência Infantil (Cecovi), Maria Leonila Couto. Ela é advogada e doutora na temática, e fará a abertura oficial do seminário. Durante toda manhã serão discutidos temas como: "Violência na infância e adolescência - modalidade abuso sexual intrafamiliar"; "pedofilia: conceito, características, causas, diagnóstico e perfil do agressor e vítima"; "sequelas da vitimização, dinâmica do abuso e rotinas de atendimento".

Segundo Mirna, à tarde os profissionais que trabalham na rede de atenção à criança e ao adolescente debaterão a "gestão em rede, estrutura da rede de proteção e fluxo de atendimento". "Durante o seminário também será feito o lançamento das fichas de atendimento, que ficarão em escolas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que as pessoas possam denunciar a suspeita ou o abuso sexual", explica a presidenta. Os profissionais serão orientados com relação à metodologia de preenchimento.

O evento será aberto à comunidade e as inscrições podem ser feitas na sede do Comdica, localizada no Centro Administrativo da PMM, no bairro Aeroporto, ou ainda na Gerência Municipal da Educação. Para mais informações, o telefone do Comdica é 3315-4987.


Fonte: Jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário